História

No dia 30 de março de 1947 foi criado na localidade de Reriutaba* um clube esportivo de futi-bol, com direito a pelota oficial e gramado provisório. Em outras palavras, surgiu na referida data a atual Associação Recreativa Cultural Esportiva Avante (ARCE) de futebol no bairro de Santo Antônio de Lisboa.

O Avante foi desde o início uma instituição central na comunidade, perfilando com a igreja e intendência. O surgimento oficial do Avante, conforme a Ata da fundação de um clube esportivo, aconteceu durante reunião no Clube 7 de Setembro, fundado em 1913 e que funcionava em um casarão que pertencia a Isid de Souza Dutra, na rua Padre Serpa. Estavam presentes os futuros atletas, dirigentes e acrescido número de pessoas que se filiaram para a fundação do Clube Esportivo de Fute-bol.

O nome Avante, surgiu durante a assembleia, onde foi aclamada a primeira diretoria, integrada pelas principais lideranças políticas e econômicas locais. Quase todos eram ligados à Irmandade do Divino Espirito Santo.

A Associação Recreativa Cultural e Esportiva AVANTE, de Santo António de Lisboa, é uma entidade de caráter Social Recreativo e Esportivo que, atende primordialmente em suas atividades as Comunidades de Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Sambaqui e Barra do Sambaqui, cujo somatório de moradores é superior a 15 mil habitantes.

Dentre as principais atividades sociais do AVANTE, destacam-se as inúmeras festas promovidas em sua Sede como as inesquecíveis  Soirées nos anos 50, 60 animados pelas grandes orquestras de metais pandeiro e acordeom que vinham do centro da cidade, substituídas nos anos 70 pelos fantásticos grupos musicais e mais tarde a partir do final da década de 80 os Super  Shows Musicais, aonde desfilaram pelo palco do Clube, atrações do porte de Garotos da Rua, Luiz Ayrão, The Fever’s, Francisco Petrônio, Zawaju’s, Tania Alves, Sem Compromisso, Revelação, entre outros grandes nomes da música local e nacional associados a grandes eventos como os bailes de rainha, garota verão e as inesquecíveis Gincavante, gincana comunitária, organizada por seu idealizador Edenaldo Lisboa da Cunha, o Feijão, que congregava toda a comunidade sem distinções, através do Esporte, Arte e Cultura, expressando todo o potencial de nossos jovens. Foi a Gincavante que originou outras gincanas realizadas na comunidade, em colégios e a Gincaponta. Destacamos ainda, Apresentações Teatrais, Cursos e oficinas de teatro artes, música e dança através de parceria com a Associação Cultural Baiacu de Alguém e também o fantástico Carnaval de Rua que conta com a participação de milhares de foliões visitantes. Consagrado atualmente como o melhor carnaval de bairro da cidade.

No futebol amador o AVANTE, destaca-se entre as principais equipes da grande Florianópolis por suas várias conquistas. Desde sua fundação quando formou sua primeira equipe, o clube sempre obteve sucesso em todos os torneios e festivais que disputou. Ao longo de sua história de glorias, muitos nomes imponentes de nossa comunidade fizeram parte da esquadra azurra de Santo Antônio de Lisboa, até o final da década de 60.

Nos anos 70, mesmo sem o seu campo de futebol, que estava sendo transformado no hoje Estádio Henrique Arruda Ramos, o Avante não parou e conseguiu brilhante participação no Campeonato Amador de 1972 e nas Copas Arizona de 1974 e 1975.Nos anos 80 começaram as grandes conquistas do Avante e dentre estas destacamos: Campeão Invicto do Norte da Ilha 1987 (1º e Único invicto até hoje). Campeão Regional da Grande Florianópolis 2ª Divisão 1988, Campeão Regional da Grande Florianópolis 1ª Divisão 1989. Os anos 90 trouxeram a consagração do Avante como a equipe mais vezes campeã Amadora das Competições realizadas na cidade, com os seguintes  Títulos: Bi Campeão de Florianópolis em 1990, Campeão da Copa Delfin de Pádua Peixoto Filho 1990, em 1991 sagrou-se Tri Campeão de Florianópolis (Invicto), Tetra Campeão de Florianópolis  1997, Penta Campeão de Florianópolis 1998, Campeão da Copa Floripa 2009, Hexa Campeão de Florianópolis 2010, Bi Campeão da Copa Floripa 2011, Somam- se ainda: Vice Campeão de Florianópolis 1993, Vice Campeão de Florianópolis 1994, Vice Campeão da Copa Metropolitana 1996. Em 1999, o Avante desligou- se dá Competições e no ano seguinte, retornou, conquistando o título de Campeão de Florianópolis 2ª Divisão 2000 (invicto) retornando a divisão de elite do Futebol amador de Florianópolis em 2001, onde até hoje se destaca como uma Equipe de ponta, estando sempre entre os melhores colocados de todas as competições que disputa, sendo referência no Futebol Amador do Estado em face de projeção de seu nome e sua estrutura.

Este é o pequeno resumo de um grande trabalho, um trabalho que alcança 72 anos de muita glória e muito orgulho para todos que tem uma história do Avante gravada em sua memória e que enche o coração de paixão.

Trabalho desenvolvido por abnegados desportistas que com muita humildade e competência dedicaram-se a esta entidade que os que hoje administram usam como exemplo para na luta pela prosperidade desta entidade, que serve como referência no desenvolvimento social e organização Comunitária.*Rerituba (abundancia de ostras, no tupi-guarani) foi o nome dado a Santo Antônio em 1943, por decreto do interventor Nereu Ramos. Ele atendia a um dispositivo federal que determinava o fim da duplicidade de nomes de unidades administrativas no Brasil. O nome não agradou aos moradores. Por volta de 1950, através de projeto do deputado Pedro Lopes Vieira, coronel da PM, foi retomada a antiga denominação com o acréscimo de Lisboa.